O Fumo e a Cirurgia Plástica

O Fumo e a Cirurgia Plástica

O Fumo e a Cirurgia Plástica

 

O hábito pode trazer riscos à cirurgia plástica

 

É preciso entender que consciência e bom senso é imprescindível quando se opta por uma intervenção cirúrgica como a cirurgia plástica.

Plástica não faz milagres, mas é o ápice de um processo, do qual exige disciplina, perspectivas reais, reeducação alimentar, ou seja, mudança de hábitos para quem ainda não passou por esse processo, para que assim, os resultados sejam satisfatórios, duradouros e realmente efetivos.

Pacientes que decidem associar o fumo à cirurgia plástica podem ter complicações durante alguma etapa do processo, desde durante a anestesia até no final da cicatrização.  Entre as principais recomendações da médica especialista Dra. Tania Schmidt para o pré-operatório, está a suspensão do uso do cigarro, entenda porque:

 

O cigarro é um agressor ao sistema respiratório, possui milhares de toxinas e seu uso frequente pode levar a um aumento da produção de muco, redução dos mecanismos de defesa do pulmão e tosse frequente. Além disso, o fumante crônico pode desenvolver enfisema, que é a destruição de parte do pulmão, causando perda da capacidade de oxigenação.

 

»Complicações na cirurgia

A perda da capacidade de oxigenação poderá atrapalhar a anestesia, enquanto a tosse frequente poderá levar ao sangramento e causar grandes hematomas no pós-operatório, podendo, inclusive, ser necessária uma operação para a retirada do sangue acumulado.

A nicotina presente no cigarro produz a vasoconstricção, que é o fechamento dos pequenos vasos sanguíneos, a consequência disso é a redução da circulação nos tecidos. Sem receber sangue, os tecidos podem morrer, causando necrose, que quando combinada com o procedimento cirúrgico, poderá prejudicar o processo de cicatrização, tendo como resultado cicatrizes indesejadas.

Portanto, se você é fumante e pretende se submeter à plástica, deve estar ciente de que deve evitar o cigarro por pelo menos 20 dias antes e 20 dias após a intervenção.

 

A TAC conta com especialistas capacitados para ajudar VOCÊ a conquistar a qualidade de vida que merece!

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.