A importância da vitamina D
Você sabia que a vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo? Através dela, o organismo realiza mais de 85 funções já definidas, além de ativar mais de 2000 genes, ou seja, ela desempenha funções vitais.
Outro fator que distingue a Vitamina D das outras vitaminas é que ela funciona como um hormônio, e todas as células do corpo tem um receptor para ela. Compare em perspectiva com a frutose, hoje considerada um dos principais venenos para a Saúde, tão indesejável para o corpo que nenhuma célula tem receptor para a mesma – exceto o fígado, para eliminar a mesma.
O corpo produz a Vitamina D a partir do colesterol, quando a pele é exposta aos raios ultravioletas da luz solar, convertendo o colesterol na tão importante vitamina. Isso mesmo: sem colesterol não há Vitamina D. Ainda considera o colesterol um inimigo da Saúde?
Também é encontrada em certos alimentos, como peixes e produtos lácteos enriquecidos, no entanto, a dieta é uma fonte inadequada para a Vitamina D. O ideal seria realmente banhar-se com regularidade no sol mais forte, do fim da manhã e começo da tarde, coisa que a maioria de nós não faz nesta realidade moderna em que passamos a maior parte de nosso tempo em ambientes fechados.
A ingestão diária recomendada oficial é geralmente em torno de 400-800 UI, mas os grandes especialistas são unânimes em afirmar que precisamos de maior quantidade.
A deficiência de Vitamina D é bastante comum. Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo têm baixos níveis de vitamina D no sangue (2), e isto considerando os baixos índices considerados “suficientes” pelas medições oficiais.
Estes são fatores de risco comuns para a deficiência de vitamina D:
Ter a pele escura e não passar um tempo bom sob o sol.
Estar acima do peso ou obeso.
Sempre usar protetor solar quando sair (sim, protetor solar interfere na síntese de Vitamina D).
Passar a maior parte do tempo dentro de ambientes fechados.
A maioria das pessoas não percebe a deficiência, uma vez que os sintomas são geralmente sutis e você pode não percebê-los facilmente, mas estar alerta para os mesmos pode te ajudar a evitar pagar o alto preço cobrado por uma deficiência de Vitamina D3 – como ossos fracos e quebradiços, problemas imunes, cognitivos e muitos outros.
Sinais que alertam sobre a deficiência da vitamina D
Baixa imunidade: adoecer ou contrair infecções com frequência;
Sentir-se cansado frequentemente;
Dor nos ossos e nas costas;
Depressão;
Dificuldade de cicatrização;
Perda óssea;
Queda de cabelo;
Dores musculares.
A qualidade de vida e do tempo só depende de você! A TAC ajudando você a conciliar sempre saúde e beleza
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.
Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários