Alimentação: Equilíbrio para manter peso e saúde antes e após a cirurgia plástica
O equilíbrio é imprescindível para manter a saúde, o bem-estar e também a boa forma e quando se decide realizar uma cirurgia, é indispensável se preocupar com uma alimentação balanceada. Dá para se preparar para a operação com uma boa dieta antes e depois e deixar o organismo preparado para passar pelo trauma, diminuindo o risco de complicações e contribuindo para a conquista de resultados satisfatórios, além de fazer com que o corpo se recupere mais rápido.
Antes do procedimento, o plano alimentar é importante para controlar o metabolismo e o apetite. A ansiedade pode fazer com que haja mais vontade de comer, por isso, é preciso estar atento e buscar apoio psicológico, caso necessário. Da mesma forma, o cardápio é um fator que pode melhorar ou piorar o pós-operatório, por isso, cada detalhe pode fazer diferença.
A mudança nos hábitos alimentares deve começar junto com o pré-operatório e continuar, pelo menos, até o término da recuperação. Além de preocupar-se com a quantidade ingerida de cada nutriente, o paciente deve levar em conta a qualidade do que come.
O que pode e o que não pode na alimentação antes e depois da cirurgia plástica
Evite o consumo de produtos ricos em gordura saturada e açúcar refinado, assim como de embutidos, enlatados, industrializados, fast food, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas, frituras, presunto, salsichas, salames e molhos prontos (em saladas e outros pratos) fazem parte da lista.
Esse tipo de alimento pode interferir no processo de cicatrização e comprometer o sistema imunológico. A ingestão de sal deve ser moderada, pois o sódio é responsável pela retenção de líquido, o que pode aumentar o inchaço.
Aposte em alimentos nutritivos e funcionais antes e depois da cirurgia plástica, para prevenir infecções e ajudar na recuperação:
Carnes magras e peixes
As proteínas ajudam na recuperação dos tecidos e na cicatrização, pois incentivam a produção de colágeno. Devem ser introduzidas de forma fracionada na alimentação antes e depois da cirurgia plástica.
Gorduras permitidas
Alimentos que contenham ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais podem ser ingeridos tranquilamente, pois auxiliam na cicatrização e evitam reações inflamatórias.
Aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha
Ricos em ferro, ajudam a prevenir a anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.
Vitamina C
Frutas cítricas (laranja, morango, abacaxi, acerola, limão), vegetais verde-escuro (espinafre, brócolis), tomate e pimentão aumentam a imunidade, a absorção de ferro (prevenindo a anemia) e a produção de colágeno.
Pão integral, legumes, vegetais e frutas
As fibras auxiliam na diminuição da constipação intestinal durante a recuperação, são cicatrizantes e melhoram a circulação sanguínea.
Iogurte e leite
Equilibram a flora intestinal e ajudam a eliminar líquidos e toxinas.
Líquidos
Manter o corpo hidratado colabora para diminuir o inchaço. Sucos de frutas, água (no mínimo, oito copos por dia) e água de coco mantêm a água e o sódio no organismo.
Para que os resultados conquistados com o procedimento se mantenham, é preciso comprometer-se com um estilo de vida mais saudável, e não somente durante a mudança na alimentação antes e depois da cirurgia plástica. Sem esse cuidado, o corpo pode voltar à forma de antes.
Gostou do nosso conteúdo? Então dá uma conferida em nosso Blog, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.
Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários