Alimentação no Pós-Operatório da Cirurgia Plástica

Alimentação no Pós-Operatório da Cirurgia Plástica

Alimentação no Pós-Operatório da Cirurgia Plástica

 

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
AJUDAM A GARANTIR BONS RESULTADOS!

Cumprir o repouso, retornar às consultas pós-operatórias, ter hematomas e o corpo dolorido e inchado fazem parte do procedimento. Após realizar uma cirurgia plástica, é essencial que o paciente tenha paciência acima de qualquer coisa, pois os resultados não são imediatos – e, mesmo após o retorno para casa, alguns cuidados são importantes para que os resultados sejam satisfatórios. Muitos desses cuidados estão diretamente ligados à alimentação.

É natural que o corpo fique dolorido e inchado durante um período e para amenizar o desconforto, além de sessões de drenagem e do uso de malhas de compressão é ideal manter uma dieta equilibrada.

Alimentos que ajudam amenizar inchaço e ativam as funções intestinais são de extrema importância para a recuperação, além de promover bem-estar.

 

ALIMENTOS ALIADOS PARA UMA RECUPERAÇÃO SAUDÁVEL

Ingerir muita água, sucos naturais e frutas como melancia, melão e abacaxi são muito importantes, pois ajudam a hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço causado pelo procedimento.

Iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate, uva, goiaba, castanha-do-pará, salmão e atum, fibras e shimeji e shitake são alguns dos outros alimentos aliados para o período. Cada um desses alimentos possui uma função diferente. O iogurte, por exemplo, ajuda no equilíbrio da flora intestinal. O ovo fornece proteínas e é de fácil digestão. O abacate acaba com o mau colesterol, combate os radicais livres, regula o intestino e possui betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio. Outro alimento essencial é o suco de limão, pois o limão retém a hemoglobina, evitando a anemia.

 

OS ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

Assim como há alimentos que contribuem para o sucesso do processo, também tem aqueles que fazem o efeito contrário e podem dificultar mais a sua recuperação. Dois desses “vilões” são os doces e chocolates. Além de esses alimentos não contribuírem para a digestão, eles ainda são fonte de gordura e açúcar em grande quantidade que além de retroagirem na recuperação, provocam fadiga, cansaço e consequente ganho de peso.

Outros alimentos que devem ser evitados, pelo menos nesse período de pós operatório, são aqueles que possuem gorduras saturadas ou trans – presentes nos salgadinhos de pacote, na batatinha frita das lanchonetes fast-food, na maioria das margarinas, na pipoca de microondas, nos bolos e tortas industrializados e nas bolachas recheadas, – cafeína, carne vermelha, bebidas alcoólicas, sal em excesso e alimentos fermentativos, como o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, e o repolho que podem causar gases e cólicas e constipação.


Curta nossa página no face, visite nosso site, interaja conosco e não deixe de conferir as matérias semanais com muitas dicas especiais!

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.