Câncer: saiba quais cuidados tomar para prevenir a doença
Como prevenir o câncer
O organismo depende de equilíbrio para se manter saudável e, cuidados om a alimentação e outros fatores contribuem significativamente para o surgimento ou a prevenção do câncer.
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.
A prevenção primária tem por objetivo impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.
A prevenção secundária tem por objetivo detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Dicas essenciais para prevenir o câncer
Não fumar
Uma das regras mais importantes na prevenção do câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
Proteja-se mediante alimentação saudável
Alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas fazem toda a diferença na devida proteção do organismo. Evite alimentos processados, bebidas prontas e adoçadas.
Manter o peso
O principal segredo é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado. Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Controlar o peso através de boa alimentação e praticar exercícios físicos são essenciais para o equilíbrio do organismo.
Se possível, amamente
O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável e até dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos
A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.
Vacine contra a hepatite B
O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Evite carne processada
Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho
Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável. Mas para que isto ocorra de maneira satisfatória, é necessário o comprometimento de todos os envolvidos nos diversos processos de trabalho, visando a elaboração de planos para evitar o adoecimento dos trabalhadores. Também é fundamental a implementação de leis que obriguem e fiscalizem a substituição dos agentes causadores câncer no trabalho por outros mais saudáveis, quando já houver esta alternativa.
O Centro Clínico TAC oferece a você as orientações necessárias para prevenção e tratamento eficaz do câncer. Atente-se à sua saúde. Qualidade de vida para o seu tempo.
Agende sua consulta e tire qualquer outra dúvida aqui na clínica TAC.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.
Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br
DR. ANTONIO CARLOS CASTRO
Cirurgião Oncológico – CRM 21493
Graduado em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE de Presidente Prudente – SP entre 1999 a 2004.
Especializações:
– Estágio em Cirurgia Geral em 2005 – 2006 – Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul, PR.
– Residência em Cirurgia Geral, no Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul – PR (2006 a 2008).
– Residência em Cirurgia Oncológica entre 2008 e 2011 – Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul – PR.
– Curso ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support (Emergência Cardiológica), realizado em 2008.
Sem Comentários