Ceia de Natal: pacientes oncológicos podem comer de tudo?

Ceia de Natal: pacientes oncológicos podem comer de tudo?

Ceia de Natal: pacientes oncológicos podem comer de tudo?

A ceia de Natal é conhecida pela fartura. Comidas calóricas em abundância, sobremesas, bebidas alcoólicas. É natural que os pacientes oncológicos também tenham a expectativa de aproveitar ao máximo esse momento, mas mesmo então eles devem tomar certas precauções. Isso porque, devido ao tratamento, esses pacientes têm uma maior possibilidade de ter certas complicações, principalmente no que se refere à sobrecarga dos fígados.

Lembramos que as informações trazidas aqui são mais genéricas, e podem não se aplicar a diversos casos. O paciente deve sempre consultar o seu médico de confiança e  seguir suas orientações – somente ele poderá fazer as recomendações especificamente para o seu caso.

De maneira geral, o paciente oncológico deve diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas, frituras, carnes vermelhas, manteiga, creme de leite, queijos mais gordurosos, leite integral, alimentos excessivamente doces, biscoitos, bolos, embutidos e alimentos ultraprocessados. Parece uma lista demasiadamente grande de restrições, mas são alimentos com alto teor de gordura, que podem sobrecarregar o fígado.

A maioria dos alimentos pode ser consumida em quantidades menores. O peru, um clássico natalino, pode ser consumido sem a pele – mas com parcimônia. As sobremesas devem ser também consumidas em quantidades pequenas. Elas podem ser facilmente substituídas por frutas da estação.

Prefira as bebidas como água e sucos naturais. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois há certos tratamentos em que seu consumo é terminantemente proibido. Chocolates com maior teor de cacau – e menor quantidade de leite e açúcar – são recomendados no lugar de chocolates ao leite, brancos ou similares.

Recomenda-se também que o paciente oncológico evite comer porções muito grandes de qualquer alimento e muito tarde. Como regra geral, é importante respeitar certos limites, mesmo que o alimento seja saudável. Reforçamos que o médico deve ser consultado. Dessa forma, o paciente pode aproveitar com tranquilidade e sem o sentimento de culpa. Afinal, essa época do ano merece ser um momento de paz.

 

A TAC deseja a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com muita prosperidade e saúde.

Agende sua consulta e tire qualquer outra dúvida aqui na clínica TAC.

Gostou do conteúdo? Tem muito mais em nosso blog. Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.

Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br

 

DR. ANTONIO CARLOS CASTRO

Cirurgião Oncológico – CRM 21493
Graduado em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE de Presidente Prudente – SP entre 1999 a 2004.

Especializações:

– Estágio em Cirurgia Geral em 2005 – 2006 – Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul, PR.
– Residência em Cirurgia Geral, no Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul – PR (2006 a 2008).
– Residência em Cirurgia Oncológica entre 2008 e 2011 – Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul – PR.
– Curso ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support (Emergência Cardiológica), realizado em 2008.

 

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.