Cinta modeladora pós- cirúrgica: por que é tão importante?
Um procedimento cirúrgico requer muitos cuidados e é muito importante que se tenha em mente que ele é apenas um fato dentro de todo um processo. O pós-operatório é outra parte muito importante e não deve ser negligenciada para não comprometer os resultados. Além de programar a cirurgia procurando um bom profissional, e escolher a data do procedimento, temos que estar cientes de toda precaução necessária.
Confira aqui, a super importância de usar cinta no pós-operatório.
Alguns tipos de cirurgias como lipoaspiração e abdominoplastia requerem o uso indispensável de cinta modeladora de boa qualidade. Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto à necessidade da cinta. Como usar? Quais os benefícios e por quanto tempo é recomendado o uso?
O cirurgião plástico indica e orienta os pacientes a fim de conscientizá-los da importância da utilização, pois parte significativa do resultado provem do uso correto da cinta que funciona como apoio, proteção e ainda ajuda a combater edemas.
Além dos demais cuidados pós-cirúrgicos, a cinta modeladora ajuda a manter a pele firme, moldando um novo contorno corporal, além de colaborar para que a paciente mantenha a postura ereta.
A cinta evita que a barriga se dobre, protege o local da lesão e cicatriz. Não usá-la no prazo estabelecido pelo seu cirurgião é um erro, pois, traz sérios prejuízos não somente para os resultados, como para a saúde.
Outra dica legal é usar calças e shorts que sejam na altura do umbigo, evitando as roupas abaixo da cintura.
Os benefícios do uso correto da cinta modeladora no pós-operatório
Ajuda a acelerar a cicatrização da pele, auxiliando no resultado final da cirurgia.
Evita a flacidez da pele e da barriga.
As compressões mantêm a postura e a barriga mais firme.
A cinta deve ser confortável, por isso, não use muito apertada, pois não há necessidade. Além de prejudicar a cirurgia, pode causar outros problemas como dor ou aumento do edema.
Tenha bastante atenção na hora de colocar a cinta, sempre com cuidado para não machucar a região onde foi feita a cirurgia. Lembre-se de conferir sempre se ela está confortável e ajustada corretamente ao corpo. Não deixe que ela crie uma dobra correndo os riscos de gerar isquemias na pele, evitando assim criar uma marca fixa no local.
Sempre use um produto de qualidade, e pergunte ao seu cirurgião plástico qual cinta modeladora é a mais indicada de acordo com sua cirurgia.
O tempo de utilização de uma cinta modeladora geralmente é de 6 meses e pode chegar a 1 ano. Esse período pode variar de paciente para paciente, dependendo da cicatrização, flacidez e também da acomodação da pele ao novo contorno corporal. Tudo isso deve ser acompanhado pelo seu médico.
Os modelos de colchetes são os mais indicados, facilitando na hora de vestir e retirar, além de conter abertura para facilitar ir ao banheiro.
Agende sua consulta e tire qualquer outra dúvida aqui na clínica TAC.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.
Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários