Cirurgia plástica em adolescentes

Cirurgia plástica em adolescentes

Cirurgia plástica em adolescentes

Nos últimos dez anos, houve um aumento de cerca de 140% no número de procedimentos estéticos em jovens entre 13 e 18 anos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Somente em 2016, foram realizadas cerca de 97 mil cirurgias estéticas em adolescentes, mais de 6,5% do número total naquele ano. Nesse quesito, o Brasil é o líder mundial.

Segundo a SBCP, os procedimentos mais buscados são a rinoplastia e o implante de próteses mamárias. Os motivos para o grande número dessas cirurgias têm a ver com a influência das redes sociais na formação da autoimagem desses adolescentes. Além disso, questões sérias como o bullying também podem ser decisivas. A motivação, portanto, costuma ser puramente estética.

De maneira geral, os riscos são menores em comparação às cirurgias feitas em pessoas mais velhas. Isso porque a maioria não possui comorbidades, como diabetes, pressão alta, entre outras. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados. Se seu filho ou filha tem o desejo de realizar algum procedimento estético, certifique-se de que ele ou ela entenda as seguintes questões:

 

  • A cirurgia não trará apenas benefícios: como em qualquer cirurgia, há riscos. Além disso, é preciso que se tenha uma expectativa bastante realista dos resultados: é possível que a cirurgia, mesmo que seja extremamente bem feita, não deixa ele(a) feliz. Então, busque junto a ele(a) as informações mais completas que for possível.
  • É preciso amadurecer a ideia. Deixe claro que você não proíbe, mas que exige que a ideia sedimente e que não é interessante realizar qualquer mudança estética por impulso. É necessário compreender se o momento é o ideal. Você deve guiar seu filho ou filha da melhor maneira possível.
  • É preciso deixar bastante claro também que seu filho ou filha tem todo o apoio. Pode parecer um capricho, mas o desejo de mudança em adolescentes muitas vezes vem de um sentimento de frustração e rejeição da própria imagem muito fortes. Certifique-se de que tanto você quanto ele(a) compreenda o que ela realmente significa.

 

Por fim, todas as consultas devem ser realizadas junto com os pais ou responsáveis. O responsável deve estar presente em todas as etapas. Busquem um médico em quem ambos sintam confiança, e tirem absolutamente todas as dúvidas.

 

A TAC defende a cirurgia plástica responsável e consciente, que traga bem-estar e melhore a qualidade de vida dos pacientes.

Agende uma avaliação e tire todas as suas dúvidas.

Venha conhecer o Centro Clínico TAC, agende uma avaliação hoje mesmo e descubra como ter mais saúde, beleza e qualidade de vida!

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso Blog, curtir a nossa página no Facebook, e seguir o nosso perfil no Instagram. Aproveite também e agende já uma avaliação.

Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br

 

DRA. TANIA SCHMIDT

Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada
 no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.