É seguro fazer cirurgia plástica durante a pandemia?
A pandemia de COVID-19 impôs diversas mudanças à nossa rotina. E a rotina de profissionais ligados à área da saúde foi enormemente afetada. Nos primeiros meses de pandemia, cirurgias plásticas precisaram ser suspensas, pois se enquadram na categoria de “cirurgias eletivas” – aquelas cujo atraso ou adiamento não põe em risco a saúde do paciente. Elas já voltaram a ser realizadas, mas alguns cuidados precisam ser tomados.
Transmissão
A transmissão do vírus SARS-COV-2 é feita principalmente através de partículas aerossóis (gotículas de saliva) que, mesmo que não atinjam diretamente outras pessoas, são lançadas ao ar e ficam suspensas por um período de tempo que pode chegar a horas. Ambientes mal-ventilados e úmidos podem dificultar a dispersão dessas partículas, aumentando o tempo em que continuam oferecendo risco às pessoas. Expelimos essas partículas quando falamos, tossimos ou espirramos. Exatamente por isso, ambientes fechados que fazem uso de ar condicionado, como hospitais, tornam-se locais de risco.
Isolamento social
Para garantir que equipe médica e pacientes fiquem seguros, é importantíssimo que o paciente fique em isolamento social de 10 a 15 dias antes da cirurgia e realize um exame de detecção da doença para garantir que não está infectada. A equipe médica também deverá realizar os testes, com o prazo máximo de 7 dias antes da cirurgia.
Durante o pós-operatório os cuidados devem continuar rigorosos. Isso porque o paciente tem sua imunidade reduzida com a cirurgia, e, por isso, são mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da COVID-19. Portanto, as visitas – tão comuns para pacientes em pós-operatório – devem ser limitadas ao máximo e, quando ocorrerem, o uso de máscara segura (nível de proteção PFF2 ou acima) e higienização das mãos deve ser regra.
Hospital
Por fim, a escolha de um hospital que não atenda pacientes infectados é um dos critérios mais importantes neste momento. Ainda que mesmo assim ofereça riscos, isso vai garantir que o ambiente seja mais seguro para a realização da cirurgia.
Nenhuma das informações contidas aqui substitui a consulta com um médico especializado.
Venha conhecer o Centro Clínico TAC, agende uma avaliação hoje mesmo e descubra como ter mais saúde, beleza e qualidade de vida!
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários