Colágeno: ingerir a proteína realmente melhora a pele?

Colágeno: ingerir a proteína realmente melhora a pele?

Colágeno: ingerir a proteína realmente melhora a pele?

Esta proteína tem papel essencial na regeneração estrutural da pele e nos últimos anos foi criada uma verdadeira indústria de produtos com colágeno: suplementos, cápsulas, bebidas e até balas “beauty”. Agora até certos alimentos estão adicionando colágeno. Entenda:

Trata-se de uma proteína que o próprio corpo produz naturalmente. Com a idade, o corpo produz cada vez menos: o colágeno começa a cair por volta dos 30 anos, e vai diminuindo cerca de 1% a cada ano que se passa.

Mas afinal, tomar colágeno realmente melhora a pele?

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. Para saber um pouco mais, leia mais sobre o colágeno.

Como qualquer proteína que ingerimos, o colágeno é desmembrado em aminoácidos, através da digestão. Os aminoácidos são os “tijolos” da proteína: depois de digerida, a proteína, desmembrada na forma de aminoácidos, é recombinada da maneira que o corpo precisa, seja como tecido muscular, pele, unhas, cabelos… ou colágeno!

Assim, que fique claro: suplementos ou alimentos “enriquecidos” com colágeno são tão eficientes para aumentar o colágeno no corpo quanto qualquer outro alimento naturalmente rico em proteína. O que importa é a qualidade da proteína, e o quão intacto estão seus aminoácidos. No final das contas, proteína é proteína — seja do feijão, do ovo ou do colágeno industrial.

O colágeno presente nos suplementos normalmente é extraído da pele e dos ossos de animais. É um subproduto industrial, muito raramente extraído com o padrão de qualidade que faria deste uma fonte de proteína de primeira qualidade. Infelizmente, solventes químicos potentes e alta temperatura são quase sempre usados.

Portanto, em geral, a conclusão é: dada a baixa qualidade nutricional dos suplementos, ingerir colágeno não significa aumentar o colágeno da pele de forma eficiente. Melhor é focar em uma alimentação saudável e variada, com muitas fontes de qualidade de proteínas, incluindo feijões, carnes, whey protein, ovo, sementes como chia e linhaça, castanhas e até brócolis.

Agora que você está por dentro destas super dicas, que tal aderir no dia a dia? Ser saudável é ser mais disposto, feliz e consequentemente belo!

Venha fazer uma avaliação no Centro Clínico TAC e descobrir que saúde, bem-estar e beleza são partes de um todo!

Curta nossa  página no Facebook, compartilhe com amigos e interaja nos posts!

 

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.