Pequeno manual para proteger a pele no verão!

Pequeno manual para proteger a pele no verão!

Pequeno manual para proteger a pele no verão!

A estação mais iluminada e quente do ano também requer mais cuidados com a pele, pois o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce e propiciar maior risco de câncer.

Pele limpa e hidratada sempre

Tomar pelo menos 2 banhos diários por dia deve ser suficiente para manter a pele devidamente limpa, livre do suor. Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada. O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros microrganismos das axilas, região íntima e pés que podem causar frieira, por exemplo.

Protetor solar diariamente é sagrado

Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas é importante para quem está na praia ou na piscina. Mas quem fica exposto ao sol durante o trabalho também deve ter este cuidado todos os dias para evitar o câncer de pele.

Banho de água doce após o mar

Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de microrganismos. Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia.

Evitar tratamentos de pele no verão

Evitar tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.

Pegar uma cor só com protetor

Quem deseja ficar bronzeada sem prejudicar a pele pode optar por usar um protetor solar mais fraco, com FPS 4 ou 8, por exemplo, porque ele filtra os raios nocivos do sol e deixam a pele mais bonita, com um tom dourado. Alguns óleos e bronzeadores também possuem fator de proteção solar incluído em sua fórmula, conferindo ótimos resultados.

Investir no betacaroteno

Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada.

Ingerir bastante líquidos

Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo, mas estes têm mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura, e a água com gotinhas de limão são mais indicadas.

Sempre evitar o sol direto

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar embaixo do guarda-sol, árvores ou qualquer outro ambiente coberto para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele.

Agora você está com tudo para curtir o verão sem danificar a sua pele. Aproveite!

Curta nossa  página no Facebook, marque amigos e desfrute toda a magia do verão!

 

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.