O que os homens desejam mudar?
Não é mais novidade que os homens se preocupam com a própria aparência. Em meados dos anos 90, o jornalista britânico Mark Simpson cunhou o termo “metrossexual”. Uma junção das palavras “metropolitano” e “heterossexual”, refere-se a homens que gostam de ir às compras e gostam de assuntos tradicionalmente associados ao universo feminino.
À época, o termo foi usado como uma forma de satirizar um fenômeno de mercado – os efeitos do consumismo sobre a ideia de masculinidade tradicional. Mas foi na década de 2000 que ganhou notoriedade e perdeu seu tom de crítica. Já com outro sentido, gerou grande interesse midiático, o que levou à criação do reality show Queer Eye for the Straight Guy em 2003. Ao mesmo tempo, o célebre David Beckham, então recém contratado pelo Real Madrid, se tornou ícone metrossexual.
De lá para cá, muita coisa mudou. Mas a aposta de parte da imprensa de que seria um modismo passageiro, por exemplo, não poderia estar mais esquivocada. A vaidade masculina amadureceu e se ampliou em escopo e variedade. Já entrando na terceira década do século, a moda e a beleza têm nos homens um mercado cada vez mais sólido. A preocupação masculina com a própria aparência deixou de ser um tabu.
Procedimentos estéticos
Além da normalização da vaidade entre os homens, os smartphones e as redes sociais são apontadas como um dos fatores para esse crescimento. Nunca, em nenhuma outra época, as pessoas se olharam tanto como agora. Estudos apontam o impacto disso na autoimagem das pessoas, isto é, na percepção que elas têm delas mesmas. No entanto, é preciso lembrar que as tecnologias não criaram o fenômeno; elas apenas o aceleram.
Segundo pesquisas, o número de homens que realizam cirurgias plásticas não para de crescer: já passa de 270 mil ao ano. Homens de todas as faixas etárias buscam intervenções estéticas por motivações múltiplas, mas um ponto em comum é que todos buscam o resultado mais natural possível. Os jovens, por exemplo, buscam principalmente a otoplastia, que corrige as orelhas de abano.
No início da idade adulta, a partir dos 20 anos, aumenta a busca pela ginecomastia e rinoplastia. A ginecomastia corrige o excesso de mama em homens, que ocorre principalmente em decorrência de alterações hormonais na puberdade. A rinoplastia é a cirurgia feita no nariz, seja por questões estéticas ou para corrigir o septo, que muitas vezes compromete parcialmente a respiração.
A partir dos 50 anos, as cirurgias mais buscadas são aquelas na região dos olhos, como a blefaroplastia. O objetivo dessa cirurgia é resolver o excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores, que muitas vezes dão aspecto de cansaço e podem até atrapalhar na visão.
A percepção de que a cirurgia plástica é apenas por vaidade está mudando. Muitos homens já conseguem enxergá-la como um caminho para o bem-estar e para aumentar a autoestima. E a importância disso para a qualidade de vida é enorme.
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DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
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