Cirurgia plástica: o que você precisa saber antes do procedimento?
Se você está pensando em passar por uma cirurgia plástica, atente-se aos fatores essenciais e como esclarecer dúvidas frequentes para obter o melhor resultado de acordo com suas necessidades e tendo uma projeção real do seu corpo.
Você pode realmente fazer cirurgia plástica?
Há profissionais que se auto-intitulam “cirurgião(a) plástico(a)” ou que simplesmente realizam procedimentos sem o devido treinamento. No Brasil, o cirurgião plástico deve passar por pelo menos seis anos de formação acadêmica, somados a mais dois a três anos de cirurgia geral e outros três de cirurgia plástica. Alguns ainda fazem mestrado/doutorado depois da formação e sempre continuam a frequentar congressos oficiais. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aplica uma prova aos cirurgiões, e aqueles que passam são considerados membros da SBCP. Essa é uma maneira muito importante de avaliar a formação do seu médico. Acesse www.cirurgiaplastica.org.br para verificar se ele faz parte da SBCP.
Você está realmente apto (a) a realizar a cirurgia plástica?
Não basta apenas uma insatisfação da sua aparência ou parte funcional a ser reconstruída. Seu cirurgião plástico precisa te avaliar em exame físico e solicitar exames laboratoriais e radiológicos para atestar a segurança de sua cirurgia. Ele também vai avaliar seu estado psicológico, pois, em alguns casos, as expectativas da cirurgia podem não ser realistas.
E os riscos, quais são?
Toda cirurgia tem riscos, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Ao longo do procedimento, podem surgir intercorrências ou complicações, como sangramento, infecção, abertura de pontos, entre outros. No entanto, cada cirurgia tem sua particularidade e cada paciente apresenta um potencial (maior ou menor) distinto. Por isso, seu médico precisa te explicar durante a consulta sobre o que pode acontecer. Sugere-se a entrega de um termo de consentimento antes da cirurgia no qual consta os principais riscos em detalhes.
Como será a recuperação?
Cada parte do corpo reage a cirurgia plástica de uma maneira diferente. Após a rinoplastia, por exemplo, o nariz pode ficar inchado por muitos meses ou até anos. Isso não ocorre para quem faz apenas um implante de mama ou otoplastia (plástica das orelhas). Rinoplastia não costuma trazer dor ao paciente – o implante de mama embaixo do músculo, por sua vez, pode causar incômodo. Portanto, saiba em detalhes como será sua recuperação para se preparar corretamente.
Quais medicamentos evitar antes e depois da cirurgia?
É preciso saber se seus medicamentos de uso habitual ou esporádico vão afetar a coagulação ou algo que prejudique a anestesia. Aspirina e derivados de AAS, por exemplo, devem ser evitados várias semanas antes da cirurgia.
Temos garantia de resultados numa cirurgia estética?
Não. É impossível prever como o corpo vai se recuperar e isso depende de aspectos biológicos hereditários do paciente. Alguns evoluem melhor do que outros e isso é normal. O importante é que seu médico faça de tudo para tentar obter o melhor resultado possível. Outro fator fundamental é que a falta de seguimento pós-operatório pode prejudicar seu resultado final.
Agende uma avaliação na Clínica TAC e descubra as reais possibilidades para alcançar um objetivo, conquistar bem-estar e qualidade de vida.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.
Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários