Qual a diferença entre abdominoplastia e miniabdominoplastia?
Se você é uma daquelas pessoas que, mesmo seguindo uma rotina saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, não conseguem eliminar a gordura abdominal, talvez seja o caso de buscar um cirurgião plástico para fazer uma avaliação. Os principais procedimentos nessa região são a abdominoplastia e a miniabdominoplastia. Mas você sabe a diferença entre eles?
O que é?
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica cuja principal finalidade é remover pele e gordura. São mais indicados para casos em que há perda de peso (especialmente após cirurgia bariátrica), após uma gravidez, ou quando há grande dificuldade de perder a gordura abdominal por outras vias.
Mas não trata apenas a pele: também trata a musculatura. Quando há uma distensão da região abdominal, seja por gravidez ou por ganho de peso, a musculatura do abdômen pode sofrer de duas formas: enfraquecimento e diástase – isto é, espaçamento entre as fibras dos músculos, que faz a barriga se projetar para a frente. Como isso é relativamente comum, é realizada a plicatura muscular associada à abdominoplastia, que são pontos de sutura nos músculos, juntando-os. Isso deixa a barriga mais reta, mais firme e, como consequência, a cintura é afinada ligeiramente.
Ao contrário da lipoaspiração, que retira apenas a gordura através de pequenos furos com uma cânula, na abdominoplastia é retirada a pele e a gordura abaixo dela através de uma incisão.
Qual a diferença entre os procedimentos?
A abdominoplastia clássica consiste na retirada de pele da região acima do umbigo até a região do baixo ventre (onde é feita a cesárea), como um fuso. Por isso, a quantidade de pele removida é bastante grande. Aliás, é uma cirurgia recomendada justamente para quem tem um grande excesso de pele. O umbigo é mantido em seu lugar; a incisão é feita ao redor dele, e, após a ressecção, ele é suturado na pele novamente.
A miniabdominoplastia é um tipo de abdominoplastia. É uma cirurgia em que a ressecção é bem menor, deixando uma cicatriz muito semelhante àquela deixada por uma cesariana. Através de uma incisão na região mais baixa da barriga, é feito um descolamento da pele em forma de triângulo em direção ao umbigo. A cicatriz umbilical é descolada do músculo e reposicionada, e, como resultado, há um rebaixamento de poucos centímetros.
Nenhuma das informações contidas aqui substitui a consulta com um médico especializado.
Venha conhecer o Centro Clínico TAC, agende uma avaliação hoje mesmo e descubra como ter mais saúde, beleza e qualidade de vida!
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários