Mito ou verdade? Saiba mais sobre o envelhecimento da pele
A pele muda com a idade – isso é fato. De telangiectasia a pés-de-galinha, a pele sofre mudanças também de textura e aspecto. Há diversas soluções propostas não só por fabricantes de cosméticos, mas por todo um mercado que há décadas vende não só produtos, mas narrativas. Mas podem ter a certeza de que, se a solução parece boa demais para ser verdade, provavelmente é.
Confira abaixo 5 afirmações comuns que geram muitas dúvidas.
“Stress é a principal causa de rugas”
Na verdade, o maior causador de rugas é o sol. Manchas e outros tipos de descoloração podem ser aumentadas expressivamente com a exposição aos raios UV. Apesar disso, o stress de fato tem certo papel no surgimento de rugas. Isso porque, sob stress, o corpo libera cortisol, conhecido como o “hormônio do stress” – e ele é responsável por quebrar o colágeno da pele. Estudos têm confirmado que stress constante diminuir os telômaros, associados ao envelhecimento celular. Então, é ótimo diminuir o stress – não apenas por isso.
“Sorrir demais causa linhas finas”
É verdade que o sorriso ajuda a marcar a pele com certas linhas. Cada pessoa sorri de um jeito, então diferentes linhas serão formadas. No entanto, a alternativa é absurda. Ficar sem sorrir para não formar linhas de expressão talvez não seja a coisa mais saudável a se fazer. É muito melhor sorrir e continuar se expressando livremente, sem preocupações, do que ter uma pele perfeita às custas de não sorrir. Além disso, o efeito do sorriso é pequeno se comparado ao tabagismo ou a não usar protetor solar.
“O colágeno é a fonte da juventude”
Ainda é muito cedo para dizer se o colágeno é a “fonte da juventude”, mas pode-se dizer que ele realmente fornece o volume para a nossa pele; é ele que a mantém preenchida. É rico em aminoácidos, necessários para os ossos e juntas, e a sua perda gradual ao envelhecer é uma das causas do afinamento da pele e do surgimento de rugas. Mas os suplementos de colágeno ainda causam polêmica, pois não há uma quantidade segura de estudos conclusivos que comprovem sua eficácia. E cuidado: todo tratamento deve ser guiado por um médico, considerando todo seu histórico.
“Dormir de barriga para baixo cria rugas”
Verdade. São as chamadas “rugas do sono”. Dormir de barriga para baixo faz com que seu rosto fique pressionado contra o travesseiro, criando marcas. Com a repetição diária da mesma posição, as mesmas marcas são formadas, o que pode torná-las permanentes. Contudo, é bastante difícil mudar os hábitos de sono, principalmente muda posições em que você até inconscientemente encontra conforto. Algumas alternativas podem incluir usar fronhas de seda ou máscaras.
“Luz azul contribui para o envelhecimento da pele”
Os celulares, computadores e tablets já fazem parte da nossa vida. Passamos horas com essas telas coladas ao rosto. Os problemas que isso pode causar são vários, mas, no que diz respeito à pele, é verdade, sim, que podem causar hiperpigmentação da pele e também contribuir para seu envelhecimento. A única maneira de proteger a pele contra a luz azul é com protetores solares físicos, isto é, aqueles que formam uma barreira física entre a pele e a luz.
A TAC defende a cirurgia plástica responsável e consciente, que traga bem-estar e melhore a qualidade de vida dos pacientes.
Agende uma avaliação e tire todas as suas dúvidas
Venha conhecer o Centro Clínico TAC, agende uma avaliação hoje mesmo e descubra como ter mais saúde, beleza e qualidade de vida!
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários