Prótese de Silicone: prejudica a amamentação? Compreendendo mitos e verdades das cirurgias de mama
Qual impacto as próteses de silicone têm na amamentação?
Sempre há dúvidas quanto aos procedimentos estéticos e no caso de cirurgia de mama – seja a mamoplastia de redução ou o tão falado implante silicone -, o principal receio das mulheres é que o procedimento possa, no futuro, afetar a amamentação. Para esclarecer tudo isso, a cirurgiã plástica Tania Schmidt elucidou algumas questões.
Mitos e verdades sobre cirurgias de mamas e amamentação
Cirurgia de redução de mama (ou mamoplastia redutora)
A cirurgia de redução de redução pode realmente atrapalhar a amamentação. Existem várias técnicas cirúrgicas de mamoplastia. Umas são consideradas mais fisiológicas que outras, ou seja, umas prejudicam menos o aleitamento que outras. O tipo de cirurgia é definido de acordo com a paciente. Mas sempre há um risco de diminuição de volume lácteo devido à diminuição glandular, comum nesse tipo de cirurgia.
Outra questão que é importante lembrar é que não existe momento certo ou errado. Você deve fazer a redução quando o volume desencadear desconfortos como dores na coluna, cansaço entre outros. Imagine uma menina aos 16 anos, que teve um crescimento anormal de mama. Por que ela teria que esperar até engravidar e ter filhos para operar? Até lá, a mama grande já causou uma série de problemas, um desvio na coluna, uma postura viciada, dores que seriam prolongadas. Excluindo esses casos específicos é recomendada a cirurgia após a gravidez, para evitar correr o risco de atrapalhar a amamentação. No entanto, algumas precauções são bem-vindas e é necessário aguardar no mínimo 6 meses após a amamentação para realizar o procedimento, pois assim, os hormônios já estarão estabilizados.
Segundo a especialista, a prótese de silicone não atrapalha a amamentação, pois o implante de silicone é feito de um gel coeso, que não vaza nem escorre, revestido por uma outra cápsula de silicone. Quando colocado corretamente por um médico habilitado e bem treinado, vai estar ou exatamente atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral e isso não influenciará no aleitamento.
Após a amamentação, é comum as mamas murcharem e haver sobra de pele, tendo prótese de silicone ou não. Em alguns casos, é necessário realizar uma correção de pele, que pode ser realizada sem trocar o silicone, mas também há pacientes que aproveitam essa oportunidade para aumentar o tamanho da prótese.
Ainda resta uma dúvida sobre implantes: será que eles dificultam a detecção do câncer de mama? A resposta é sim, pode haver alguma dificuldade na palpação, caso haja algum nódulo atrás da prótese. O exame mais indicado para as mulheres que colocam prótese não é a mamografia, e sim a ressonância magnética, complementada pelo ultrassom de mamas.
Com atenção e cuidado, dá pra manter o equilíbrio sempre!
E você? Quer saber mais a respeito? Venha nos fazer uma visita, conhecer nosso espaço e redescobrir-se com TAC!
Curta nossa página no Facebook, marque amigos e fique por dentro de tudo que rola em nossas redes sociais!
Sem Comentários