Botox: tire todas suas dúvidas sobre o assunto e renove a aparência da sua pele
O procedimento realizado com toxina botulínica não só atenua os sinais de expressão, como combatem o surgimento de novas rugas. O Botox já virou uma rotina de beleza e ele faz muito bem para aparência da pele, autoestima e também à prevenção. Seus efeitos são eficientes e duradouros, garante a Doutora especialista Tania Schmidt que só utiliza produtos e substâncias de qualidade extra que geram alta performance e garantem os melhores resultados por mais tempo!
Envelhecer é um processo, mas por que não envelhecer com mais autoestima, qualidade de vida, bem-estar e se sentindo mais bonita e segura?
Já vimos por aí resultados desastrosos, até mesmo com celebridades e pessoas desconhecidas, mas o que temos a dizer é que o bom senso do profissional capacitado é o equilíbrio necessário pra resultados maravilhosos.
Afinal, o botox pode causar danos permanentes? O efeito pode diminuir depois de um tempo? A nossa doutora Tania Schimdt esclarece algumas dúvidas comuns sobre o assunto. Confira:
Como é a ação do botox na pele?
Na Aplicação no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e, com isso, a sua contração, relaxando a musculatura. É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, pois há o relaxamento dos músculos, que causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou até mesmo as estáticas chamadas de de “pés-de-galinha”, gerando efeito altamente satisfatório no combate e na prevenção das rugas.
O botox pode levar à paralisia muscular definitiva?
Não. O efeito é temporário e localizado, ou seja, apenas no local da aplicação.
Qual a idade ideal para realizar o procedimento com botox?
Qualquer pessoa pode realizar a aplicação de botox, até crianças em casos específicos de doenças que haja indicação. Para fins estéticos, no entanto, isso pode ser feito a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos, começamos a utilizar o botox como auxiliar no tratamento dessas rugas. Ou seja, não há idade determinada para início do tratamento.
Sua função é apenas rejuvenescimento facial?
A aplicação do botox está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para tratamento do suor excessivo:
- Rugas na testa (linhas de expressão); Rugas entre as sobrancelhas (glabela); Rugas periorbiculares (pés-de-galinha); Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas); Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos); entre outras indicações específicas mediante avaliação do especialista.
Há perigo de comprometer a expressão?
O procedimento é muito seguro, principalmente quando realizado por um cirurgião plástico especializado ou outro médico especializado na sua aplicação. Durante muito tempo, houve certo medo por parte de algumas pessoas que pensavam que ficariam “sem expressão”, mas isso não ocorre, se feito com profissionais capacitados e que possuem o equilíbrio como norteador de suas ações. Hoje, o tratamento está muito popularizado, porém é importante escolher bem o profissional para que a eficiência do tratamento seja realidade e satisfação.
Após a aplicação é comum notar pequenas pápulas (elevações na pele), que normalizam em poucos minutos. Em poucos casos pode-se atingir alguns vasinhos pequenos, levando a pequena equimose (“hematoma”), que pode durar alguns dias. É imprescindível evitar exposição solar.
Quando posso notar os resultados, o tempo de duração e em quanto tempo deve ser feita a manutenção?
A partir de 48-72 horas, a toxina começa a reagir e tem a duração de 3 a 6 meses, com a média geral de quatro meses. Logo, para a manutenção do efeito, a reaplicação deve ser realizada a cada 4-6 meses.
Quais os cuidados pós-aplicação?
Evitar manipulação, fricção no local aplicado; permanecer com cabeça posição vertical por 4 horas; evitar exercícios violentos por 24-48 horas; e evitar exposição ao sol.
Há cuidados efetivos para prolongar os efeitos por mais tempo? Ter uma alimentação rica em zinco: frango, ovos, cereais integrais, feijões, leguminosas ou até mesmo suplementá-lo quando o organismo não possui uma boa absorção da substância. A Fitase (zinco que fixa melhor a toxina no músculo) em até 25% a sua duração. Evitar também atividades físicas intensas. Utilizar óculos de sol em caso de claridade intensa (a fim de evitar a contração dos músculos da glabela).
Agende sua consulta e tire qualquer outra dúvida aqui na clínica TAC.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.
Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br

DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários