Tive COVID-19. Posso fazer cirurgia plástica?
Esta tem sido uma dúvida recorrente em consultório. Com o volume de informações veiculadas a respeito da COVID-19, as pacientes ficam receosas e desorientadas. Afinal, pacientes que tiveram a doença podem realizar as chamadas “cirurgias eletivas”? Já adianto que a resposta é sim, mas há diversas ressalvas. Acompanhe para saber mais.
Quais são os riscos?
As pessoas infectadas pelo coronavírus podem vir a apresentar algum problema de coagulação do sangue, o que aumenta os riscos de ter eventos de trombose e embolia pulmonar. A trombose é a formação de um coágulo de sangue que obstrui e ou dificulta a circulação de algum vaso sanguíneo, e ocorre mais frequentemente nas pernas.
Em alguns casos, o próprio corpo se encarrega de dissolver os coágulos, e não há nenhuma complicação. Uma complicação maior pode ocorrer quando o coágulo percorre os vasos sanguíneos do corpo e atinge os pulmões, o que é chamado de embolia pulmonar, e pode ser fatal.
Quando é seguro?
O ideal é que se espere pelo menos 3 meses desde a cura da COVID-19 antes de realizar a cirurgia. É necessária uma avaliação criteriosa por um médico infectologista ou pneumologista para ver se ainda há alterações decorrentes da COVID-19 no organismo do paciente.
Esses cuidados devem ser tomados por todos os pacientes que tiveram a doença – sejam casos graves, com intubação, ou não. Mesmo que o paciente tenha sido assintomático, ainda assim deve passar por esses critérios. Somente após a liberação do médico infectologista ou pneumologista é que a cirurgia poderá ser realizada.
Nenhuma das informações contidas aqui substitui a consulta com um médico especializado.
Venha conhecer o Centro Clínico TAC, agende uma avaliação hoje mesmo e descubra como ter mais saúde, beleza e qualidade de vida!
DRA. TANIA SCHMIDT
Cirurgiã Plástica – CRM 23852
Graduada em Medicina pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR de Curitiba – PR.
1ª Colocada no concurso para obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, vencedora do prêmio Farid Hakme – Silimed (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Comissão de Concursos e Concessão de Prêmios, 2013).
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sem Comentários