Você sabia? A vitamina E pode prevenir doenças cardiovasculares e o câncer de próstata

Você sabia? A vitamina E pode prevenir doenças cardiovasculares e o câncer de próstata

Você sabia? A vitamina E pode prevenir doenças cardiovasculares e o câncer de próstata

A vitamina E é uma substância que possui alta propriedade antioxidante e por isso previne uma série de doenças. Além disso, a vitamina E é lipossolúvel e combate com extrema eficácia os radicais livres que podem prejudicar as células.

E por esta sua forte ação antioxidante, a vitamina E pode proporcionar benefícios como reduzir o risco de doenças cardíacas, prevenir o câncer de próstata, a degeneração da mácula, a doença de Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica. Além disso, pesquisas observaram que a vitamina E pode ser benéfica para as gestantes, pois previne a pré-eclâmpsia.

Benefícios comprovados da vitamina E

O maior destaque se dá à ação antioxidante poderosa. Por isso, ela age combatendo os radicais livres e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas.

Pesquisas apontam que a vitamina E pode melhorar a função cardíaca por proporcionar um relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuir a formação de substâncias que podem obstruí-los. A vitamina E também é capaz de reduzir o risco de doenças coronárias devido à ação antioxidante que possui.

Previne o câncer de próstata: Algumas pesquisas apontam que a vitamina E pode ajudar a prevenir e até a diminuir o crescimento dos tumores dependentes da testosterona, como é o caso do câncer de próstata. Contudo, os estudos ainda estão em andamento.

Os estudos sobre a relação entre a vitamina E e a degeneração da mácula têm mostrado resultados distintos. Alguns apontam riscos baixos de desenvolver o problema em pessoas que têm maior ingestão de vitamina E, enquanto outros não mostram nenhuma associação.

A vitamina E associada à vitamina C, dois poderosos antioxidantes, ajudam a reduzir a incidência da doença de Alzheimer. Contudo, ainda são necessários mais estudos para se comprovar este benefício.

Previne a Esclerose Lateral Amiotrófica: Algumas pesquisas sugerem que a suplementação de vitamina E contribui para retardar ou prevenir a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Em pesquisas feitas com ratos constatou-se que a suplementação com vitamina E atrasou o início da doença ou retardou a sua progressão. Em humanos este efeito também foi observado, mas ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar este benefício.

É importante ressaltar que a ingestão de vitamina E não deve ser superior a 1000 mg por dia e só pode ser consumida mediante indicação médica. Uma vez que a suplementação é indicada, deve-se levar em consideração a dosagem correta indicada pelo médico para que não haja danos para a saúde.

Riscos do consumo em excesso de vitamina E

Não há provas científicas de que o excesso de vitamina E pela alimentação possa causar problemas no organismo. Contudo, o excesso por meio da suplementação, acima de 1000 mg, pode fazer com que a vitamina E tenha um efeito oxidante no organismo. Alguns estudos iniciais observaram a associação entre o aumento da mortalidade e doses de vitamina E acima de 400 mg/ dia.

É necessária consciência para fazer o melhor do uso da informação. A internet pode trazer muita informação, mas só o conhecimento do médico pode sugerir indicação de substâncias com total segurança.

Na TAC você tem a segurança, qualidade de vida e o tempo sempre ao seu favor.

Agende sua consulta e tire qualquer outra dúvida aqui na clínica TAC.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, e de seguir nosso perfil no Instagram.

Rua Pavão, 15 | Arapongas – PR
(43) 3316-1766
(43) 9 8803-2382
contato@tac.med.br

 

DR. ANTONIO CARLOS CASTRO

Cirurgião Oncológico – CRM 21493
Graduado em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE de Presidente Prudente – SP entre 1999 a 2004.

Especializações:

– Estágio em Cirurgia Geral em 2005 – 2006 – Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul, PR.
– Residência em Cirurgia Geral, no Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul – PR (2006 a 2008).
– Residência em Cirurgia Oncológica entre 2008 e 2011 – Hospital e Maternidade Angelina Caron em Campina Grande do Sul – PR.
– Curso ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support (Emergência Cardiológica), realizado em 2008.

 

Sem Comentários

Envie seu comentário

Seu e-mail não será publicado.